sábado, 29 de novembro de 2008

VERSICULO DO DIA :


A Segunda Vinda de Cristo


Mt 26:64


I. Introdução

Há apenas cinco dias nós celebramos, com confraternização, comida, e troca de presentes, a primeira vinda de Cristo. Este evento que tanto celebramos era ansiosamente esperado desde os tempos antigos, predito pela profecia, e ainda desacreditado pelos Judeus. O primeiro advento de Cristo era um tempo precioso - pois seu primeiro advento era um tempo de dar; Deus dando Seu filho para que o mundo não perecesse em razão da condenação do pecado.


Sua vinda era um evento em qual todo mundo - ambos Judeu e Gentio - poderia olhar para o passado em gratidão, porque ele providenciou salvação para todos. Aquele primeiro dia da Era Cristã era um tempo precioso - um dia em que, por um pouco de tempo, os pastores de ovelhas poderiam esquecer as injustiças da vida, a opressão Romana, e olhar maravilhados para o presente de Deus para o mundo - um pequeno e inofensivo bebê.


Talvez sejam por estas razões que nós nos seguramos às tradições vazias do passado - repetindo-as ano após ano. Por causa destes razões, sem duvida, nós colocamos os nossos mentes no bebê na manjedoura, relemos as histórias do seu nascimento com tanta reverencia, e contamos as nossas crianças a história de uma outra criança que em tudo era sujeito a seus pais (Lu. 2:51) - assim como eles deveriam ser!


O primeiro advento de Cristo não promete mal a ninguém; não ameaça ninguém.


O segundo advento de Cristo é um evento também predito pela profecia e esperado ansiosamente por muitas pessoas - mas não pode nem igualar a fama e prestígio de seu primeiro advento. Será por quê?


Primeiramente, será um tempo de tomar, e não de dar. Segundo, a sua vinda não será para todo mundo. É claro, ele voltará para ambos Judeu e Gentio, mas nem todo Judeu e Gentio será o alvo da sua vinda. Para os não salvos, a segunda vinda de Cristo significa ser deixado. O segundo advento marca uma nova fase, talvez mais terrível, na separação da humanidade pecaminosa e Deus santo.


II. Ele Está Voltando.


Cristo está voltando. Como sabemos? Primeiro, temos a testemunha da profecia Velho-Testamentaria - Malaquias 4:1 fala de julgamento e fogo sobre os ímpios. Como ainda veremos, o julgamento do pecado é uma das razões por que Cristo virá.


Temos ainda as testemunhas daqueles que andaram com Cristo aqui na terra. Tiago (Tg 5:8), João (I Jo 2:28), Tito (Tit 2:13), Pedro (I Ped 5:4), e Paulo (I Cor 4:5) todos falaram da vinda dEle.


Os anjos também confirmaram a sua segunda vinda em Atos 1:10, 11.


Todos estes, porém, seriam desacreditados e desqualificados se nós não tivemos a afirmação de Cristo que ele iria retornar (Mt 24:27, 36; 26:64).


Cristo voltará. Nós temos uma testemunha de quatro - aqueles que profetizaram dele, aqueles que andaram com ele, seus anjos, e Si mesmo. A veracidade de seu advento futuro não poderá ser duvidada.


III. Porque Ele Está Vindo


Por que Ele está vindo é talvez uma pergunta que nos perplexa. A resposta para esta pergunta pode ser achada na razão atrás de Seu primeiro advento - João 3:16. !Porque Deus amou? será o suficiente para explicar uma dos razões da sua segunda vinda. Era o amor, o amor de Deus - colocado em ação por Sua graça - que nos assegura a sua segunda vinda. A sua primeira vinda foi colocada em ação porque Ele amou o mundo (Jo 3:16), a segunda porque ele amou os seus (Jn 14:23). Se a sua primeira vinda providenciou a salvação para nós, e com ela cidadania divina, então a segunda, enfim, nos dará o fim das nossas esperanças e desejos como cidadãos do céu (Fil 3:20), mas não morando ali. Tudo isso nos traz a nossa segunda razão - a misericórdia.


O que menos a sua misericórdia nos concederia viver para a eternidade no céu, louvando a Deus e comendo na sua mesa? No pecado, nós odiávamos Deus, o ignoramos (Rom 3:10, 11), e curtíamos viver e rolar na sujeira da iniqüidade em qual nós nascemos. Ninguém merecia a salvação, mas, para aqueles que aceitam o sacrifício de Cristo, Ele estará voltando (He 9:28). Segue o raciocínio que se nós não merecíamos a salvação, conforme Efésios 2:8, então não merecíamos aquilo que veio com a salvação - entre outros, sendo incluído na segunda vinda de Cristo.


Finalmente, Cristo está voltando porque Ele disse! A fé verdadeira não precisa de nenhuma instigação do que o fato que Cristo disse e afirmou tal ou tal coisa. Em Cristo, qualquer coisa menos fé é um afronta á sua santidade (Ro 14:23). Porque Cristo está voltando? Porque ele disse que está! Acredite.


IV. Quando Ele está Voltando?


Matemáticos sem numero e a mesma quantidade de !Estudiosos bíblicos? têm tentado, desde a antigüidade, calcular a data da sua vinda - baseada em princípios matemáticos - ou predizê-la - baseado em revelação !divina? ou inspiração emocional. Todos têm falhado miseravelmente.


As predições mais velhas da sua vinda eram feitas por vários historiadores antigos que calcularam que Cristo voltaria em AD 72 - dois anos depois da destruição de Jerusalém, que eles compararam a Armagedom e o começo simbólico da tribulação. Predições para este século incluem 1911, 1918, 1932, e 1945. Todos têm sido provados errados: mas, novas datas continuam de aparecer. As predições mais recentes incluem 1999, 2000, 2002, e 2005. Parece-me que se todos os matemáticos e estudiosos fossem inspirados divinamente como dizem ser, então teriam algum tipo de concordância entre as datas - mas não há.


Vendo como o homem é falível, devemos prestar atenção somente á o que Cristo, o Filho de Deus, e Deus, diz a respeito de sua própria vinda.


Será repentina - Mt 24:27


O dia e hora são incógnitas - Mt 24:36


O tempo do seu advento será não anunciado (como o de um ladrão) - Apoc 16:15


Na hora em que achamos que Ele não virá, Ele virá - Luc 12:40


Assim como o homem é errático, e variando muito neste respeito, a Palavra de Deus é firme e não sujeito a influencias que variam. Um aspecto da sua vinda é muito claro - nós não sabemos e não podemos saber o tempo da Sua vinda.


VI. Qual É o Propósito da Sua Vinda?


Retribuição - Mt 16:27


Tomar o que é dEle (trono da sua glória) - Mt 25:31


Separar os seus do mundo - Mt 25:32


Julgar - II Tim 4:1


Trazer á luz e manifestar o encoberto - I Cor 4:5


VI. Conclusão


A. Você está preparado para a vinda dEle?


Você está pronto para ser julgado perante o seu Criador. Você está preparado para ter os seus pensamentos internos e as maquinações encobertas do seu coração manifestado para a sua tristeza e vergonha? Como será você, como aquele rei ímpio de Dan 5, quando pesado na balança? Será achado em falta?


Se Deus tem lhe trazido a ver a ser entristecido pelo seu pecado e como o afeta, e quiser escapar da resultante condenação do Inferno - então corre á porta de escape que Ele tem providenciado. Ou seja, salvação pela morte dAquele que há de vir. A formula é simples - confia somente em Cristo, pela fé, para a salvação (Gal 3:26). Apenas Ele pode salvar (Jo 14:6).


B. E Qual deve ser o nosso atitude enquanto esperamos para a Sua Vinda?


Para nós que já estamos em Cristo, o que deve ser o nosso atitude?


Primeiramente, vamos ser apercebidos (prontos) - conforme Mt 24:44. Dois mil anos de aparente inatividade na parte de Cristo pode ter nos feito sonolentos. Já parece que estamos entrando na ultima parte dos últimos tempos. Ao nosso redor guerras matam e mutilam, e desastres, tanto naturais como mecânicos, ocorrem. A terra em si movimenta e grunhida enquanto a própria natureza clama contra os resultados da primeira queda de Adão. Assim são as indicações como Cristo nos revelou que seriam em Mt 24:6, 7 e Mk 13:7, 8.


A intensidade das coisas que acontecem ao nosso redor que estamos bem no ultimo tempo da era final. Talvez nós tenhamos entrado na noite do longo e doloroso dia dos últimos tempos, e o próximo acontecimento de porte magnífica vai ser a vinda de Cristo. Mas, no outro lado, talvez não esteja. Talvez em comparação ao tempo em que ele virá nos estamos ao meio dia. Talvez haja muitos anos, milhares talvez, até que Ele vem. Não importa. O que importa é que Cristo está voltando, e Ele voltara subitamente e repentinamente. Nós devemos estar presentes. Não devemos ser achados como as cinco virgens tolas de Mateus 25, inativas e não preparadas.


Devemos estar ao voltar dEle, obedecendo a sua grande comissão, obrando nas suas terras que são brancas para a ceifa (Jn 4:35). Não devemos desperdiçar os nossos talentos, porque, quando Ele as nos deu, Ele nos mandou - !Ocuparem até que venho."


Finalmente, vamos ser ocupados em viver irrepreensivelmente (I Tess 5:23) e em caridade (não julgar) um ao outro (I Cor 4:5). Como é triste quando um Crente tem medo da vinda de Cristo! Quando Ele aparece nas nuvens vamos não permitir o nosso gozo e prazer em ve-Lo ser inibido por tristeza e culpa pelos nossos pecados pessoais, e pecados para com os nossos irmãos. É verdade, a luz pura da Sua santidade nos iluminará até os nossos almas - e revelará nossas falhas. Não devemos ser desencorajado, portanto. Como Paulo, no fim das nossas vidas ou na vinda de Cristo, devemos poder dizer com certeza, !Combati o bom combate ... guardei a fé." II Tim 4:7.

Testemunho: ex-atleta de futebol e hoje técnico



Sou ex-atleta de futebol e hoje técnico , nascido no interior de São Paulo em Itaporanga no dia 18 de abril,tudo que eu escrever é para honra e glória do Senhor JESUS .








Quando nasci , com mau de simioto ( doença de macaco ) , só pele e osso,os médicos diziam que eu tinha só mais 40 dias de vida , me deram como morto , pois não aceitava o leite de minha mãe,e também tinha uma inflamação no ouvido que saía muito pus , e para abreviar meu testemunho , Deus fez uma tia me amamentar, onde reagi e consegui fortalecer e permanecer em vida contrariando a previsão do homem , e também com o passar do tempo eu saí de minha cidade e fui morar em Sorocaba-sp para estudar no ano de 1973.




E desde Itaporanga eu já tinha o dom de brincar com bola , e chegando em nova cidade e fazendo parte da escola comecei a ter contato e quando me viram jogar no time da vila que eu morava , me levaram para jogar contra o São Bento , e foi aí que tudo começou , eu franzino e muito pequeno , mas que tinha do meu lado o dom que Deus me deu , que era jogar futebol,mas com o passar dos anos e já chegando a hora de tornar-me um profissional , veio a velha luta do preconceito por causa da altura , mas quando Deus quer quem é que pode mudar ?







Foi aí que Deus mais uma vez colocou uma pessoa em minha vida Dr Eduardo A. Vieira , que fez um tratamento especial e que eu pude crescer 13 cm após 18 anos de idade , um milagre de Deus,e aí me tornei um atleta profissional de futebol chegando a vestir 13 camisas de clubes famosos inclusive S.E. Palmeiras e Seleção Brasileira , e hoje como técnico de futebol chegando da Europa , onde fui fazer estágio e também fazer parte do "Ide de JESUS" , é tanta benção para contar , mas abreviando , depois de tantas lutas e desafios e ser uma ovelha esperando o chamado do Pastor maior Jesus Cristo , e foi no ano de 1985 que o Melhor lance de minha carreira aconteceu , quando eu aceitei JESUS como meu Salvador e Senhor !



E dou glória a Deus pelo ministério Atletas de Cristo , que por ordem de Jesus eu pude ouvir o chamado através da Palavra de Deus , e como católico que era fiquei questionando tudo e depois de ouvir o que aqueles atletas de Cristo diziam , fui para o padre Mauro ( padre da catedral de Sorocaba ) e perguntei ; porque o senhor conhecendo a Palavra de Deus nos ensina em meio há tantas imagens , sendo que Deus não concorda com idolatria , e todos os domingos troca só o evangelho e a primeira e a segunda leitura do folheto e o resto é a mesma coisa sempre ?


E ele me respondeu ; são dogmas que vem de Roma e tenho que passar,amados esta resposta não me convenceu e nunca mais voltei na igreja e aí fui vendido para a A.A.Ponte Preta de Campinas , fiz 2 anos de discipulado , e ainda crescendo em conhecimento e pedindo discernimento da Palavra de Deus , me batizei em 1991 , e hoje tenho orgulho de poder estar aqui testemunhando e por onde passei como atleta e hoje como técnico e fazendo um trabalho com jovens com compromisso com Cristo Jesus .

Quero que todos orem por um povo de Deus abençoado , que não fiquem discutindo sobre que ministério defender , mas que sejam Sal e Luz onde estiverem e que a Palavra de Deus nunca deixe de ser pregada , mas para finalizar de todas as camisas que vesti e de todos os lances que fiz , quero deixar bem claro que o melhor lance de minha vida foi e continúa sendo o dia de minha conversão ,

e você que está lendo este testemunho já aceitou Jesus como teu Senhor e Salvador ?

SE não fez faça o mais rapido possivrel pois ele quer mudar a sua Vida.

Mensagem: O Taxista


O Taxista...Há vinte anos, eu ganhava a vida como motorista de táxi. Encontrei pessoas cujas vidas surpreenderam-me, enobreceram-me, fizeram-me rir e chorar.Nenhuma tocou-me mais do que a de uma velhinha que eu peguei tarde da noite.Era agosto.Eu havia recebido uma chamada de um pequeno prédio de tijolinhos de quatro andares, em uma rua tranqüila de um subúrbio da cidade.Quando eu cheguei às 02.30 horas da madrugada, o prédio estava escuro, com exceção de uma única lâmpada acesa numa janela do térreo. Assim fui até a porta e bati.


"Um minuto", respondeu uma voz débil e idosa. Uma octogenária pequenina apareceu. Ao seu lado havia uma pequena valise de nylon.Toda sua mobília estava coberta por lençóis. Não havia relógios, roupas ou utensílios sobre os móveis.Eu peguei a mala e caminhei vagarosamente para o meio-fio, ela ficou agradecendo minha ajuda.Quando embarcamos, ela deu-me o endereço e pediu:- O Sr poderia ir pelo centro da cidade?-

Não é o trajeto mais curto - alertei-a prontamente.- Eu não me importo. Não estou com pressa, pois meu destino é um asilo de velhos. Eu olhei pelo retrovisor.



  1. Os olhos da velhinha estavam marejados, brilhando.- Eu não tenho mais família - continuou - O médico diz que tenho pouco tempo.Eu disfarçadamente desliguei o taxímetro e perguntei:- Qual o caminho que a Sra. deseja que eu tome?Nas duas horas seguintes circulamos pela cidade.Ela mostrou-me o edifício que havia, em certa ocasião, trabalhado como ascensorista.Nós passamos pelas cercanias em que ela e o esposo tinham vivido como recém casados em outros tempos, hoje um depósito de móveis, que havia sido um grande salão de dança que ela freqüentara quando mocinha.De vez em quando, pedia-me para dirigir vagarosamente em frente a um edifício ou esquina - ficava então com os olhos fixos na escuridão, sem dizer nada.


  2. Quando o primeiro raio de sol surgiu no horizonte, ela disse de repente:- Eu estou cansada. Vamos agora!Viajamos, então, em silêncio, para o endereço que ela havia me dado.Chegamos a uma casa de repouso. Dois atendentes caminharam até o taxi, assim que ele parou.Eu abri a mala do carro e levei a pequena valise para a porta.A senhora já estava sentada em uma cadeira de rodas.-


  3. Quanto lhe devo? - ela perguntou, pegando a bolsa.- Nada - respondi.- Você tem que ganhar a vida, meu jovem.- Há outros passageiros - respondi.Quase sem pensar, eu curvei-me e dei-lhe um abraço. Ela me envolveu comovidamente.- Você deu a esta velhinha bons momentos de alegria.-


  4. Obrigado.Apertei sua mão e caminhei no lusco-fusco da alvorada. Atrás de mim uma porta foi fechada.Ao relembrar, não creio que eu jamais tenha feito algo mais importante na minha vida.Nós estamos condicionados a pensar que nossas vidas giram em torno de grandes momentos. Todavia, os grandes momentos freqüentemente nos pegam desprevenidos e ficam maravilhosamente guardados em recantos que os outros podem considerar sem importância.


"AS PESSOAS PODEM NÃO SE LEMBRAR EXATAMENTE O QUE VOCÊ FEZ, OU O QUE VOCÊ DISSE MAS ELAS SEMPRE LEMBRARÃO DE COMO VOCÊ AS FEZ SENTIR"

Curiosidades Bíblicas:



Confira abaixo mais de 153 perguntas e respostas tiradas da Bíblia. GERAIS


1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.


2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?R: Lamentações, Jonas e Naum.


3. Qual o menor livro da Bíblia ?R: II João (possui somente 13 versículos).


4. Qual o maior livro da Bíblia ?R: Salmos (possui 150 capítulos).


5. Qual o menor capítulo da Bíblia ?R: Salmo 117 (possui 2 versículos).


6. Qual o maior capítulo da Bíblia ?R: Salmo 119 (possui 176 versículos).


7. Qual o menor versículo da Bíblia ?R: Êxodo 20-13 (possui 10 letras).


8. Qual o maior versículo da Bíblia ?R: Ester 8-9 (possui 415 caracteres).


9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?R: 773.693 palavras.


10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ?R: 3.566.480 letras.


11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui ?R: 1.189 capítulos e 31.102 versículos.


12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?R: Ester e Cantares de Salomão.Gênesis


13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas ?R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4-19.


14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado ?R: Jabal. Gênesis 4-20.


15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta ?R: Jubal. Gênesis 4-21.


16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo ?R: Melquisedeque. Gênesis 14-18.


17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia ?R: Sara. Gênesis 23-1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando ?R: Gênesis 24-11.


19. Quais os nomes dos filhos de Abraão ?R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25-2,9.
Êxodo


20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho ?R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2-8,9,10.


21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue ?R: Moisés. Êxodo 4-24,25.


22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia ?R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6-20.


23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois ?R: Êxodo 15-23,24,25.


24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente ?R: Êxodo 21-27.


25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo ?R: Êxodo 23-20,21.
Números


26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar ?R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23-11,12.


27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?R: Balaão. Números 22-25.
Deuteronômio


28. Onde se lê na Bíblia sobre a conservação da natureza ?R: Deuteronômio 20-19.


29. Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto ?R: Pão e vinho. Deuteronômio 29-5,6.


30. Quais as 4 cidades mencionadas na Bíblia destruídas por causa da ira de Deus ?R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29-23.


31. Quem foi sepultado por Deus em um vale ?R: Moisés. Deuteronômio 34-5,6.
Josué


32. Que homem, citado na Bíblia, era o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes) ?R: Arba. Josué 14-15.


33. Onde se lê na Bíblia o nome de um estado brasileiro e de sua capital ?R: Pará - Josué 18-23 e Belém - Josué 19-15.
Juízes


34. Que rei reconheceu que Deus fez com ele o mesmo que ele tinha feito aos seus inimigos ?R: Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Juízes 1-6,7.


35. Qual o rei citado na Bíblia pelo seu peso ?R: Eglom, rei dos moabitas. Juízes 3-17.


36. Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois ?R: Sangar. Juízes 3-31.


37. Qual o comandante de Israel que disse que só iria à batalha se uma mulher fosse com ele ?R: Baraque. Juízes 4-4,6,8,9.


38. Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou ?R: Jael. Juízes 4-18,21.


39. Qual a mãe que aguardava ansiosamente seu filho, olhando pela janela ?R: Mãe de Sísera. Juízes 5-28.


40. Qual o filho de um juiz de Israel que, depois da morte do seu pai, se declarou rei junto a seus irmãos e depois os matou ?R: Abimeleque. Juízes 9-1,2,3,4,5,6.


41. Qual o juiz de Israel tinha 30 filhos, que cavalgavam 30 jumentas e tinham 30 cidades ?R: Jair. Juízes 10-4.


42. Que personagem bíblico prometeu sacrificar ao Senhor a 1ª pessoa que visse ao voltar vitorioso da batalha e quem foi sacrificado ?R: Jefté. Sua filha. Juízes 11-30,31,32,34,35,39,40.


43. Qual o homem que, depois de morto, matou mais pessoas que em sua vida ?R: Sansão. Juízes 16-30.
Rute


44. Qual era o nome da bisavó de Davi ?R: Rute. Rute 4-13,16,17.
I Samuel


45. Qual o juiz que morreu após cair da cadeira para trás ?R: Eli. I Samuel 4-18.


46. Que mulher que, ao saber que a Arca do Senhor tinha sido tomada e de que seu marido e seu sogro tinham morrido, teve um parto prematuro e, depois, morreu ?R: A mulher de Finéias. I Samuel 4-19,20.


47. Que povo foi derrotado na batalha por causa dos trovões ?R: Os filisteus. I Samuel 7-10.


48. Quem ganhou um reino quando procurava as jumentas do seu pai ?R: Saul. I Samuel 9-2,3,17.


49. Qual o homem que, engatinhando, venceu uma batalha e contra que povo ele estava guerreando ?R: Jônatas, filho do rei Saul. Filisteus. I Samuel 14-13,14.


50. Onde se menciona o queijo na Bíblia pela 1ª vez ?R: I Samuel 17-18.
II Samuel


51. Quem foi condenado à morte por ter matado um rei de Israel ?R: Um moço amalequita. II Samuel 1-1 a 16.


52. Quais os 2 irmãos que, depois de mortos, tiveram suas mãos e pés decepados ?R: Recabe e Baaná. II Samuel 4-8,9,10,11,12.


53. Que homem israelita era celebrado por sua beleza ?R: Absalão. II Samuel 14-25.


54. Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam ?R: Absalão. II Samuel 14-25,26.


55. Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria a seu lado em qualquer situação ?R: Itai. II Samuel 15-21.


56. Quais os 2 homens que, ajudados por uma mulher, se esconderam em um poço, conseguindo, assim, enganar os seus inimigos ?R: Jônatas e Aimaás. II Samuel 17-17,18,19,20,21.


57. Quem foi o 1º homem, citado na Bíblia, que se enforcou ?R: Aitofel. II Samuel 17-23.


58. Quem matou o irmão quando o beijava ?R: Joabe. II Samuel 20-9,10.


59. Quem matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé ?R: Jônatas, irmão de Davi. II Samuel 21-20,21.


60. Quais os 3 melhores guerreiros do exército do rei Davi ?R: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. II Samuel 23-8,9,10,11,12.
I Reis


61. Qual o personagem bíblico que morreu por ir em busca dos seus escravos fugitivos ?R: Simei. I Reis 2-40,42,46.


62. Quantos provérbios escreveu Salomão ?R: Três mil. I Reis 4-32.


63. Quantos cânticos Salomão compôs ?R: Mil e cinco. I Reis 4-32.


64. Por que o rei Davi não pôde construir um Templo para Deus ?R: Por causa das muitas guerras que ele teve de enfrentar contra os seus inimigos. I Reis 5-3.


65. De onde foi tirada a madeira para a construção do 1º Templo de Jerusalém ?R: Do Líbano. I Reis 5-6.


66. Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos ?R: Hirão, rei de Tiro e Salomão, rei de Israel. I Reis 9-27.


67. Quantas vezes Deus apareceu a Salomão ?R: Duas vezes. I Reis 11-9.


68. Qual o nome do rei de Israel cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa ?R: Jeroboão. I Reis 14-1,2,17.


69. Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo ?R: Zinri. I Reis 16-18.
II Reis


70. Onde se lê na Bíblia a morte de um grupo de rapazes por terem zombado de um servo do Senhor, chamando-o de careca ?R: II Reis 2-23,24.


71. Quem morreu de dor de cabeça ?R: O filho da mulher de Suném. II Reis 4-17,18,19,20.


72. Quem foi a 1ª pessoa na Bíblia que realizou o milagre da multiplicação de pães ?R: Eliseu. II Reis 4-42,43,44.


73. Quem fez o ferro flutuar na água ?R: Eliseu. II Reis 6-6.


74. Qual o nome que deram à serpente de bronze levantada por Moisés no deserto ?R: Neustã.II Reis 18-4.


75. Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos ?R: Rei Ezequias. II Reis 20-1,2,3,4,5,6.


76. Qual o rei que adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçaria e queimou o seu filho em sacrifício ?R: Manassés, rei de Judá. II Reis 21-6,11.
I Crônicas


77. Por que Rubens, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura ?R: Por ter profanado o leito do seu pai. I Crônicas 5-1.


78. Qual o nome da mulher fundadora de duas cidades ?R: Seerá. I Crônicas 7-24.


79. Por que o rei Saul morreu ?R: Por causa da sua transgressão contra o Senhor, por não ter guardado a Palavra do Senhor e por ter consultado uma necromante. I Crônicas 10-13,14.


80. Quem perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus ?R: Uzá. I Crônicas 13-9,10.


81. Quem recebeu a visita de um anjo quando debulhava trigo ?R: Ornã. I Crônicas 21-20.


82. Qual homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas em ações de graças e louvores ao Senhor ?R: Jedutum. I Crônicas 25-3.
II Crônicas


83. Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia ?R: Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos. II Crônicas 8-13.


84. Qual o profeta que foi esbofetiado ?R: Micaías. II Crônicas 18-23,24.
Esdras


85. Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria eram maiores ?R: Esdras 3-12,13.
Ester


86. Quais os nomes dos 3 reis citados na Bíblia, que tiveram insônia ?R: Assuero, rei da Pérsia - Ester 6-1,2 ; Nabucodonosor, rei da Babilônia - Daniel 2-1 e Dario, rei da Pérsia - Daniel 6-18.


87. Quem morreu pelo instrumento que pretendia matar seu inimigo ?R: Hamã. Ester 7-10.


88. Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um tufão ?R: Jó. Jó 1-18,19.


89. Quem chamou os médicos de mentirosos ?R: Jó. Jó 13-4.


90. Que personagem bíblico que se vestia de justiça e era pai dos necessitados ?R: Jó. Jó 29-14,16.


91. Qual a ave, citada na Bíblia, que trata os seus filhos como se não fossem seus ?R: A avestruz. Jó 39-13,14,15,16.
Salmos


92. Quais os 2 salmos que são idênticos ?R: Salmo 14 e Salmo 53.


93. Qual é o versículo que se encontra no meio da Bíblia ?R: Salmo 118-8.


94. Onde se lê na Bíblia que as estrelas têm nomes ?R: Salmo 147-4.
Provérbios


95. Onde se lê que o coração alegre é bom remédio ?R: Provérbios 17-22.
Eclesiastes


96. Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso ?R: Eclesiastes 7-3.
Isaías


97. Qual rei que teve o seu coração agitado como árvores no bosque ?R: Rei Acaz. Isaías 7-2.


98. Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos ?R: Isaías 65-25.
Jeremias


99. Qual a mãe animal que abandona suas crias por falta de água ?R: Veada. Jeremias 14-4,5.


100. Que falso profeta lutou contra um profeta de Deus e morreu naquele mesmo ano por sua rebeldia contra o Senhor ?R: Hananias. Jeremias 28-15,16,17.


101. Qual o profeta mentiroso que Deus disse que não teria mais descendentes e não veriam o bem que Ele iria fazer ?R: Semaías. Jeremias 29-31,32.


102. Onde a Bíblia compara o coração dos valentes com o coração da mulher que está com dores de parto ?R: Jeremias 49-22.


103. Que profeta escreveu um livro falando dos males que aconteceriam a uma determinada cidade ? Qual o nome da cidade e qual o nome do rio dessa cidade onde o livro deveria ser lançado, após sua leitura em voz alta ?R: Jeremias. Babilônia e rio Eufrates. Jeremias 51-60,61,62,63,64.


104. Qual o nome do 1º aposentado da Bíblia ?R: Rei Joaquim. Jeremias 52-33,34.
Ezequiel


105. Quem recebeu uma ordem de Deus de usar uma balança para fazer um penteado ?R: Filho do homem, isto é, Ezequiel. Ezequiel 5-1.


106. Que profeta a quem Deus determinou que profetizasse contra Israel ?R: Ezequiel. Ezequiel 21-1,2,3.


107. Onde se lê na Bíblia que o Senhor ficou a favor da Babilônia e contra o povo do Egito ?R: Ezequiel 30-25.
Daniel


108. Qual o rei que teve suas unhas crescidas como as das aves ?R: Nabucodonosor, rei da Babilônia. Daniel 4-33.


109. Quem perdeu o sono por causa de um jejum ?R: Rei Dario. Daniel 6-18.


110. Que rei mandou matar um servo de Deus e depois não conseguiu comer nem dormir ?R: Rei Dario. Daniel 6-16 a 19.
Oséias


111. Qual o povo foi comparado a uma vaca rebelde ?R: O povo de Israel. Oséias 4-16.


112. Qual o povo que iria tremer de medo por causa de um simples bezerro ?R: O povo de Samaria. Oséias 10-5.


113. Qual o rei que foi comparado a um pedaço de madeira na superfície da água ?R: O rei de Samaria. Oséias 10-7.
Amós


114. De onde eram as mulheres que oprimiam pobres e induziam os seus maridos a beberem e a que animal elas foram comparadas ?R: Basã. Vaca. Amós 4-1.


115. Quem, em visão, contemplou o Senhor com um instrumento de pedreiro na mão ?R: Amós. Amós 7-7,8.


116. Onde lemos na Bíblia que Israel passou 3 meses sem chover ?R: Amós 4-7.
Miquéias


117. Onde se lê que os sacerdotes ensinavam por interesse e os profetas adivinhavam por dinheiro ?R: Miquéias 3-11.
Zacarias


118. Qual a frase que será gravada nos apetrechos dos cavalos no dia do Senhor ?R: Santo ao Senhor. Zacarias 14-20.
Mateus


119. Quais os nomes dos 12 discípulos de Jesus ?R: Simão Pedro, André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Judas Tadeu, Simão (o Zelote) e Judas Iscariotes. Mateus 10-2,3,4.
Marcos


120. Quem foi a 1ª pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição ?R: Maria Madalena. Marcos 16-9.
Lucas


121. Quem ficou mudo após falar com um anjo ?R: Zacarias. Lucas 1-18,19,20.


122. Quem disse que não morreria sem conhecer o Cristo ?R: Simeão. Lucas 2-25,26.


123. Onde se encontram na Bíblia os 4 pontos cardeais ?R: Lucas 13-29 e Gênesis 13-14.


124. Qual é a única pessoa de quem diz as Escrituras haver subido em uma árvore ?R: Zaqueu. Lucas 19-4.


125. Onde se lê na Bíblia que Jesus escreveu ?R: João 8-6,7,8.


126. Em quais idiomas foi escrito o título "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus", colocado em cima da cruz de Cristo ?R: Hebraico, latim e grego. João 19-19,20.
Atos


127. Qual acontecimento extraordinário que foi visto por todos os habitantes de Lida e Sarona ?R: Enéias, homem que era paralítico havia oito anos, foi curado por Pedro. Atos 9-33,34,35.


128. Onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez ?R: Em Antioquia. Atos 11-26


129. Qual o profeta que previu uma grande fome nos dias do Imperador Romano Cláudio ?R: Ágabo. Atos 11-27,28.


130. Quais os personagens bíblicos que foram chamados por nome de planetas ? Quais os nomes dos planetas ?R: Barnabé foi chamado de Júpiter e Paulo, de Mercúrio. Atos 14-12.


131. Quem foi a 1ª mulher convertida na Europa pelo apóstolo Paulo ?R: Lídia. Atos 16-14.


132. Qual o profeta que através de um cinto, previu a prisão do dono do cinto?R: Ágabo. Atos 21-10,11.
133. Quem foi professor do apóstolo Paulo ?R: Gamaliel. Atos 22-3.


134. Onde se lê na Bíblia que mais de 40 homens juraram não comer nem beber até matar uma pessoa e quem era esta pessoa ?R: Atos 23-12,13,14. Paulo.


135. Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra, porém não sofreu mal nenhum ?R: Paulo. Atos 28-3,5.
Romanos


136. Qual o nome das 3 mulheres, mencionadas pelo apóstolo Paulo, que muito o ajudaram na causa do Senhor ?R: Trifena, Trifosa e Pérside. Romanos 16-12.


137. Quem escreveu a carta de Paulo aos Romanos ?R: Tércio. Romanos 16-22.
I Tessalonicenses


138. Onde se lê que não se deve apagar a luz do Espírito Santo ?R: I Tessalonicenses 5-19.
I Timóteo


139. Quantas vezes na Bíblia é encontrada a palavra imortal ?R: Uma vez. I Timóteo 1-17.


140. Quais os nomes dos 2 homens que o apóstolo Paulo entregou a Satanás para serem castigados ?R: Himeneu e Alexandre. I Timóteo 1-20.
Tiago


141. Quem foi chamado de "amigo de Deus" ?R: Abraão. Tiago 2-23.
Apocalipse


142. Na visão de Jesus glorificado que João teve, o que significavam as 7 estrelas e os 7 candeeiros ?R: 7 candeeiros = 7 igrejas da Ásia e 7 estrelas = 7 anjos das igrejas. Apocalipse 1-20.


143. Onde se lê que um homem recebeu ordem para não chorar ?R: Apocalipse 5-5


144. Quais são as únicas mulheres que a Bíblia menciona sua idade ?R: É Sara, esposa de Abraão, veja Gn.23.1 e a profetisa Ana, veja Lc.2.36,37.


145. Existem 2 livros diferentes na Bíblia que são semelhantes em seus capítulos?R: O segundo capítulo de Esdras é semelhante ao sétimo capítulo de Neemias.


146. Existe dois Salmos iguais veja quais são:R: O Salmo 14 é igual ao Salmo 53.


147. A Bíblia faz menção a um livro que nós não conhecemos ?R: O livro chamado: Livro das Guerras do Senhor,Nm 21.14.


148. Qual é o nome de personagem bíblico que mais aparece na Bíblia ?R: É o nome de Davi, e parece cerca de 1105 vezes.


149. Qual é a única mulher que a Bíblia registra seus sonhos ?R: É A mulher de Pilatos, Mt 27.19.


150. Em quantas linguas foi escrita a Bíblia?R: Em hebraico, aramaico e grego.


151. O que significa a palavra El Shaddai, e quantas vezes ela aparece ?R: Significa Deus todo poderoso e ocorre 50 vezes na Bíblia sendo 31 vezes somente no livro de Jó.


152. Quantas letras, palavras, versículos e capítulos são encontrados em uma edição da Bíblia ?R: São encontrados : 3.566.480 letras, 810.697 palavras, 31.173 versículos e 1.189 capítulos


153. Qual o versículo central da Bíblia?R: O versículo está no livro de Salmos 118.8





^-Ir Topo


VERSICULO DO DIA:

1 Crônicas 28:2
E pôs-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu; em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do SENHOR e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.

O que é ser um cristão?


Texto: Atos 11.25-26


Introdução: Em Antioquia, na Síria, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados “cristãos”. Talvez tenha sido um tratamento pejorativo, mas o nome se tornou usual.


Durante muito tempo, ser cristão era trazer sobre si um risco de morte. No Império Romano, muitos foram lançados aos leões.Hoje, inúmeras pessoas são identificadas como cristãs, mas o que isso significa?


1- Ser cristão não é:

Ser membro de uma denominação, adepto de uma religião, frequentador de cultos ou simpatizante do evangelho.


2- Ser cristão é:

Ter experiência pessoal com Cristo (crer, aceitar e batizar). Andar com Cristo (ter compomisso, ser discípulo, obedecer). Tornar-se semelhante a Cristo (questão de caráter; resultado de andar com ele).


Conclusão: O cristão subirá com Cristo quando ele vier, e viverá com ele por toda a eternidade. Os requisitos para alguém se tornar um cristão são: ser um pecador e querer o perdão e a tranformação por meio de Jesus

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Uma linda história


Não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto. Ele estava penteando seus cabelos longos e muito louros que batiam uns vinte centímetros abaixo dos ombros. Eu nunca vira um rapaz com cabelos tão longos.



Eu tenho uma querida cunhada de nome Lila que sempre nos brinda (a mim e minha mulher) com e-mails super edificantes. O último que recebemos é simplesmente maravilhoso! Aí está, na íntegra, para abençoar todos os amigos do netgospel.com.br. É uma história verídica, narrada por JOHN POWELL, s.j., professor de Teologia da Fé, da Loyola University de Chicago, EUA.


“Um dia, há muitos anos atrás, eu estava de pé na porta da sala, esperando meus alunos entrarem para nosso primeiro dia de aula do semestre. Foi aí que vi Tom, pela primeira vez.
Não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto. Ele estava penteando seus cabelos longos e muito louros que batiam uns vinte centímetros abaixo dos ombros. Eu nunca vira um rapaz com cabelos tão longos. Acho que a moda estava apenas começando nessa época. Mesmo sabendo que o que importa não é o que está fora, mas o que vai dentro da cabeça, naquele dia eu fiquei um pouco chocado. Imediatamente classifiquei Tom com um “E” de estranho... muito estranho!


Tommy acabou se revelando o “ateista de plantão” do meu curso de Teologia da Fé. Constantemente, fazia objeções ou questionava sobre a possibilidade de existir um Deus–Pai que nos amasse incondicionalmente. Convivemos em relativa paz durante o semestre, embora eu tenha que admitir que, às vezes, ele era bastante incômodo. No fim do curso, ele se aproximou e me perguntou, num tom ligeiramente irônico:


O senhor acredita mesmo que eu possa encontrar Deus algum dia?
- Não, eu não acredito! Respondi.


- Ah! - ele respondeu – Pensei que era este o produto que o senhor esteve tentando nos vender nos últimos meses.


Eu deixei que ele se afastasse um pouco e falei, bem alto: eu não acredito que você consiga encontrar Deus, mas tenho absoluta certeza de que Ele o encontrará um dia’.


Ele deu de ombros e foi embora da minha sala e da minha vida. Algum tempo depois soube que Tommy tinha se formado e, em seguida, recebi uma notícia triste: ele estava com um câncer terminal. E, antes que eu resolvesse se ia à sua procura, ele veio me ver. Quando entrou na minha sala, percebi que seu físico tinha sido devastado pela doença e que os cabelos longos não existiam mais, devido à quimioterapia. Entretanto, seus olhos estavam brilhantes e sua voz era firme, bem diferente daquele garoto que conheci.


- Tommy, tenho pensado em você. Ouvi dizer que está doente! – falei.
- Ah, é verdade, estou seriamente doente. Tenho câncer nos dois pulmões. É uma questão de semanas, agora.


- Você consegue conversar bem a esse respeito? – perguntei.
- Claro, o que o senhor gostaria de saber?
- Como é ter apenas vinte e quatro anos e saber que está morrendo?
- Acho que poderia ser pior. – respondeu.
- Como assim? – perguntei.
- Bem, - respondeu – Eu poderia ter cinqüenta anos e não ter noção de valores ou ideiais, ou ter sessenta anos e pensar que bebida, mulheres e dinheiro são as coisas mais ‘importantes’ da vida.


Lembrei-me da classificação que atribui a ele: ‘E’ de ‘estranho’; (parece que as pessoas que recebem classificações desse tipo, são enviadas de volta por Deus para que eu possa repensar o assunto).
- Mas a razão pela qual eu realmente vim vê-lo – disse Tom – foi a frase que o senhor me disse no último dia de aula.
Ele se lembrava!... (pensei) - Tom continuou:


- Eu lhe perguntei se o senhor acreditava que eu encontraria Deus algum dia e o senhor respondeu ‘Não’,

o que me surpreendeu. Em seguida, o senhor disse, ‘mas Ele o encontrará’.


Eu pensei um bocado a respeito daquela frase, embora na época não estivesse muito interessado no assunto. Mas quando os médicos removeram um nódulo da minha virilha e me disseram que se tratava de um tumor malígno, comecei a pensar com mais seredade sobre a idéia de procurar Deus. E, quando a doença se espalhou por outros órgãos, eu comecei realmente a dar murros desesperados nas portas de bronze do paraíso. Mas Deus não apareceu. De fato, nada aconteceu. O senhor já tentou fazer alguma coisa por um longo período, sem sucesso? A gente fica cansado, desanimado. Um dia, ao invés de continuar atirando apelos por cima do muro alto atrás de onde Deus poderia estar... ou não... eu desisti, simplesmente. Decidi que, de fato, não estava me importando... com Deus, com uma possível vida eterna ou qualquer coisa parecida. E decidi utilizar o tempo que me restava fazendo alguma coisa mais proveitosa. Pensei no senhor e nas suas aulas e me lembrei de uma coisa que o senhor havia dito noutra ocasião: ‘A tristeza mais profunda, sem remédio, é passar pela vida sem amar. Mas é quase tão triste passar pela vida, e deixar este mundo sem jamais ter dito às pessoas queridas o quanto você as amou’. Então resolvi começar pela pessoa mais difícil: meu pai. Ele estava lendo o jornal quando me aproximei dele: ‘Papai’... eu disse. ‘Sim, o que é’? – ele perguntou, sem baixar o jornal. ‘Papai, eu gostaria de conversar com você’. ‘Então fale’... ‘É um assunto muito importante!’ O jornal desceu alguns centímetros, vagarosamente. ‘O que é’? - ‘Papai, eu o amo muito... Só queria que você soubesse disso”. O jornal escorregou para o chão e meu pai fez duas coisas que eu jamais havia visto: ele chorou e me abraçou com força. Conversamos durante toda a noite, embora ele tivesse que ir trabalhar na manhã seguinte.


Foi tão bom poder me sentar junto do meu pai, conversar, ver suas lágrimas, sentir seu abraço, ouvi-lo dizer que também me amava!... Foi uma emoção indescritivel!


Foi mais fácil com minha mãe e com meu irmão mais novo. Eles choraram também e nós nos abraçamos e falamos coisas realmente boas uns para os outros. Falamos sobre as coisas que tínhamos mantido em segredo por tantos anos, e que era tão bom partilhar. Só lamentei uma coisa: que eu tivesse desperdiçado tanto tempo, me privando de momentos tão especiais. Naquela hora eu estava apenas começando a me abrir com as pessoas que amava. Então, um dia, eu olhei, e lá estava ELE. Ele não veio ao meu encontro quando Lhe implorei. Acredito que estava agindo como um domador de animais que, segurando um chicote, diz: - Vamos, pule! Eu lhe dou três dias... três semanas... Parece que Deus não se deixa impressionar. Ele age a Seu modo e a Seu tempo. Mas o que importa é que Ele estava lá. Ele me encontrou... O senhor estava certo. Ele me encontrou mesmo depois de eu ter desistido de procurar por Ele.


- Tommy – eu disse, bastante comovido - o que você está dizendo é muito mais importante e muito mais universal do que você pode imaginar. Para mim, pelo menos, você está dizendo que a maneira certa de encontrar Deus, não é fazendo dEle um bem pessoal, uma solução para os nossos problemas ou um consolo em tempos difíceis, mas sim, se tornando disponível para o verdadeiro Amor. O Apóstolo João disse isto: “Deus é amor e aquele que vive no Amor, vive com Deus e Deus vive com ele’.
- Tom, posso pedir-lhe um favor? Você sabe que me deu bastante trabalho quando foi meu aluno. Mas (aos risos) agora você pode me compensar por aquilo. Você viria à minha aula de Teologia da Fé e contaria aos meus alunos o que você acabou de me contar? Se eu lhes contasse não seria a mesma coisa, não tocaria tão fundo neles!
- Oooh!... eu me preparei para vir vê-lo, mas não sei se estou preparado para enfrentar seus alunos.
- Então, pense nisto. Se você se sentir preparado, telefone para mim.


Alguns dias mais tarde, Tom telefonou e disse que falaria com minha turma. Ele queria fazer aquilo por Deus e por mim. Então, marcamos uma data.
Mas o dia chegou... e ele não pode vir.
Ele tinha outro encontro, muito mais importante do que aquele. Ele se foi... Tom havia dado o grande passo para a verdadeira realidade. Ele foi ao encontro de uma nova vida e de novos desafios. Antes dele morrer, ainda conversamos uma vez.


Não vou ter condições de falar com sua turma, - ele disse.
- Eu sei, Tom.
- O senhor falaria com eles por mim? O senhor falaria... com todo mundo por mim?
- Vou falar, Tom. Vou falar com todo mundo. Vou fazer o melhor que puder.
Portanto, a todos vocês que foram pacientes, lendo esta declaração de amor tão sincera, obrigado por fazê-lo.Não vou ter condições de falar com sua turma, - ele disse.
- Eu sei, Tom.
- O senhor falaria com eles por mim? O senhor falaria... com todo mundo por mim?
- Vou falar, Tom. Vou falar com todo mundo. Vou fazer o melhor que puder.
Portanto, a todos vocês que foram pacientes, lendo esta declaração de amor tão sincera, obrigado por fazê-lo.


E a você, Tommy, onde quer que esteja, aí está: Eu falei com todo mundo... do melhor modo que consegui. E espero que as pessoas que tiveram conhecimento desta história, possam contá-la aos seus amigos, para que mais gente possa conhecê-la...”
Para você que leu... RETRANSMITA!


“Não diga para Deus que você está com um grande problema. Diga para seu problema que você tem um grande Deus!”

"Aos desviados"

Jesus não mudou Sua maneira de pensar, nem Seu amor, carinho, expectativa e disposição em fazer o melhor para você.


Para mim não há termo mais pejorativo do que este para classificar qualquer pessoa que, por um motivo ou outro, se afasta do convívio de qualquer Igreja ou Comunidade Evangélica.
Posso afirmar que é horrível carregar este rótulo na testa! Que sensação de abandono, rejeição, discriminação e marginalidade... E não só pelo tratamento que não só “os santos” me dispensavam, mas, inclusive no seio da família, - sem contar que o mesmo sentimento me dominava com relação a Deus.


Experimentei isso por muitos anos e esse sentimento colaborou terrivelmente para que me direcionasse a procura de Satanás e tentar negociar com ele minha alma.
Posso afirmar que o sentimento de revolta que me dominava era incontrolável! Que Deus de amor, e de infinita bondade era esse que concordava, ou incentivava este tipo de comportamento?
Meu pensamento era: “se Deus trata tão estupidamente aquele que, ou por inocência, inexperiência ou por ignorância de todas as leis” – sobretudo a dos homens – tropeçam e caem eu não quero saber d'Ele e nem de Jesus”.


Enquanto escrevo “estas mal traçadas linhas” penso: “quantos homens e mulheres sinceros estão longe do convívio com Jesus simplesmente porque, em algum lugar na sua estrada de vida, caiu em algum laço, por uma das situações acima citadas, ‘tropeçou' e foi ‘excluído' e até lhe disseram: agora estás perdido e... para sempre”! Tipo assim: “Venha como estás... Mas agora, sé não andar do jeito que nosso grupo ou denominação crê (ainda que esteja fora dos padrões neotestamentário) serás excluído e estarás irremediavelmente perdido”!

Conheço algumas dezenas de pessoas que ainda estão nessa situação porque não descobriu a maravilhosa verdade: “quem vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”. Quem disse isso? O Homem de Nazaré, o Homem de dores, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Aquele que deu sua vida para nos salvar e que sabe como é viver aqui neste mundo que “jaz no maligno”. Por isso mesmo, Jesus ainda pode “dar um jeito” nos cansados e oprimidos pelo mundo, pelas pressões normais da vida em seus múltiplos aspectos, pela carne, pelo pecado e pelo império das trevas com todas as suas artimanhas.

O grande problema é que a maioria das pessoas não vai A JESUS ; vai a um grupo, comunidade, igreja, pastor, bispo ou, seja lá o que for... Mas não vai A JESUS! Por isso passam uma única vez pela vida sem experimentar a qualidade de vida abundante que Jesus programou para cada um daqueles que n'Ele crê e O ama. Vivem sem paz interior, sem alegria e prazer em estar vivo. Não vivem; vegetam amargurados, tristes e mesmo ainda jovem, já se sentem enfadados com a vida...

Mas eu tenho uma boa notícia para você que me lê (quem sabe?), está nesta situação: Jesus não mudou Sua maneira de pensar, nem Seu amor, carinho, expectativa e disposição em fazer o melhor para você. Ele continua pensando o melhor a seu respeito e o melhor para direcionar a você, em todos os aspectos da vida terrena.

Basta você passar a sua vida em revista e verás que está faltando Alguém em seu coração; na sua vida sentimental e emocional; em seu lar; no direcionar sua vida profissional, econômica e financeira; em seus momentos de lazer, e, sobretudo, na sua vida espiritual. Esse vazio, só é preenchido com a doce presença do Espírito Santo, o substituto da presença física de Jesus até nos encontrarmos com Ele nas nuvens.

Podes percebe-Lo em qualquer lugar que estejas, pois Ele trabalha nas circunstancias diárias e, sobretudo, no mais profundo do ser humano: o seu coração! Em verdade, é o Único que conhece o mais profundo esconderijo do coração, mas Ele não admite sentir-Se um intruso e não invade, não ultrapassa os limites de nossa vontade e nem violenta o nosso livre arbítrio. Só interfere em qualquer área de nossa vida E SÓ ENTRA EM AÇÃO SE FOR CONVIDADO ESPECIFICAMENTE PARA ENTRAR.

VERSICULO DO DIA


Salmo 73:28
"Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras."

quinta-feira, 27 de novembro de 2008



Depressão: O Mal do Século


Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.1Timóteo 2:2-4

Sabemos que uma das principais doenças que atinge a humanidade hoje é a depressão. Mas qual é a causa da depressão? Por que cada vez mais pessoas engordam as filas dos psiquiatras em busca de tratamento para esta doença?
Fisicamente falando, a depressão é o resultado de uma pressão. Pense em uma bola de massa de pastel: se você fizer uma pressão nesta bola com o seu dedo, o resultado é que vai aparecer uma "depressão" na superfície da mesma. Isto muda o formato da bola. A depressão nos homens tem o mesmo princípio básico: ela surge a partir de uma pressão externa. Através do mundo, um sistema complexo controlado por Satanás, muitas pressões chegam as pessoas. Sucesso nos estudos, sucesso na profissão, boa forma física, roupas da moda, expressão na sociedade, fama, competição no trabalho e tantas outras coisas são utilizadas pelo mundo para pressionar o comportamento das pessoas. Isto é a conformação ao mundo: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2.
O resultado de tudo isto é o surgimento da ansiedade no homem. A ansiedade é a ponta do iceberg da depressão. O início, a semente do processo depressivo, é a ansiedade. Ficamos ansiosos com muitas coisas, tentando dar respostas às pressões que o mundo coloca sobre nós, tentando resolver nós mesmos os nossos problema. O homem, criação máxima de Deus, a sua imagem e semelhança, tem um orgão fantástico: a sua alma, composta de mente, vontade e emoção. A conjunção destas 3 faculdades faz do ser humano uma criatura extremamente potente e capaz de desenvolver as mais complexas coisas. Desta forma, achamos, dentro de nós mesmos, que podemos resolver todas as coisas. O próprio mundo insiste em dizer às pessoas "você pode", "você consegue", "você é melhor", "pensamento positivo", etc, etc. O resultado disto é uma super-atividade de nossa mente na tentativa de resolver tudo por si mesma, o que acaba afetando a nossa vontade e a nossa emoção. Esta é a ansiedade dando origem à depressão, uma doença da alma.
Mas por que ficamos ansiosos? Ficamos ansiosos porque insistimos em sermos orgulhosos. Insistimos que nós podemos resolver todas as coisas. Mas nós não podemos nada. 1Pedro 5:5-7 diz: "Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." O único caminho para acabar com a ansiedade é humilhar-se perante o Senhor. Ele é o único que pode resolver todos os nossos problemas. Orgulho é uma característica de Satanás, que é o rei de todos os orgulhosos (Jó 41:34). Mas a humildade é uma característica do Senhor Jesus. Ele foi aquele que "subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Filipenses 2:6-8). O próprio Filho de Deus se humilhou. E o Filho de Deus, como O Espírito, vive em nosso interior. Este é o único caminho para nós: nos humilhar perante o Senhor, nos voltando ao nosso espírito, onde habita O Espírito.
Paulo teve tal experiência. Mesmo tendo um "currículo invejável" diante da religião dos judeus (Filipenses 3:4-6), ele considerou tudo como perda: "Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos." (Filipenses 3:7-11). Para alcançarmos a ressurreição extraordinária, a ressurreição dos vencedores (Filipenses 3:11), temos que nos conformar à morte de Cristo, à sua humildade, à sua submissão. Não ao mundo (Romanos 12:2).
Também Jeremias, para ser colocado sobre as rodas do oleiro, sobre o trabalhar do Senhor, ele teve que descer. Descer até a casa do oleiro ("Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas." - Jeremias 18:2-3). Descer aqui significa se humilhar. Se queremos ser trabalhados pelo Senhor, precisamos nos humilhar perante Ele.
Este é o único caminho de sermos livres de toda ansiedade: humilhar na presença do Senhor. Mateus 6:25-27 diz "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?" Não adianta ficarmos ansiosos: isto não resolve nada. Simplesmente é perda de tempo. O caminho é desfrutarmos do Senhor, buscar a sua presença, o seu reino e a sua justiça ("buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." - Mateus 6:33).
A partir do momento que assumimos que somos fracos, frágeis, mortais e até mesmo que somos menos do que nada (Gênesis 4:26; Isaías 41:14,24), nós invocamos o nome do Senhor e somos libertos de toda ansiedade (Filipenses 1:19; Romanos 10:3). Se não há ansiedade, não há depressão. Graças ao Senhor pela sua salvação plena!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Salmo 32 - como receber o perdão de Deus


"E o castigo que estava sobre ELE, trouxe-nos a Paz."
"Bem-aventurado é aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto"Salmo 32
O Salmo 32 fala de confissão do pecado para receber perdão, e receber perdão para orar a Deus a tempo de poder achar o Seu favor. Esta vai ser a nossa meditação de domingo, e que o SENHOR possa falar conosco, pela voz do seu Espírito Santo.De autoria de Davi, o segundo e mais poderoso rei sobre Israel, cujo reinado aconteceu por volta de 1.000 a.C. O rei músico que deixou escrito para a posteridade uma coleção de dezenas de Salmos com letras belas e inspiradas. Este Salmo, especificamente, trata de uma realidade espiritual muito clara: o pecado escondido.Um pecado de morte escondido traz a morte espiritual para seu autor, pois é como um muro de separação entre o pecador e Deus. Um pecado escondido logo chama outro pecado e neste processo de pecado atrás de pecado a tristeza da separação de Deus só vai aumentando.Quem sabe é um adultério, como foi o caso de Davi; um roubo, como foi o caso de Judas; constantes desobediências à voz clara de Deus, no caso do primeiro rei de Israel - Saul. Vou continuar citando: uso de drogas, prostituição de todos os tipos, falta de perdão principalmente entre parentes, ódio mortal de pessoas, uso de trabalhos de macumba para prejudicar pessoas e obter vantagens e lucros e crimes escondidos.O salmista definiu claramente sua situação debaixo do pecado: uma sequidão de deserto. Enquanto ficou calado, os ossos do seu corpo envelheciam pelo bramido da consciência. O pecado de morte produz exatamente isto: a morte. É uma porta aberta para todos os tipos de doenças. O pecado envelhece e torna triste o semblante e apaga o brilho dos olhos. Diante de um espelho os olhos do pecador são tristes, pois sua alma está separada de Deus.
A receita da restauração está no versículo cinco:
"Confessei-te o meu pecado, e minha maldade não encobri", e o resultado de uma confissão verdadeira é o perdão de Deus. E por confissão verdadeira, quero dizer, aquela que feita de forma correta e cujos efeitos produzem alívio e traz a felicidade dos perdoados. E quanto a isto, vamos falar um pouco mais.Há confissões perfeitas e confissões mal feitas. Dependendo do tipo do pecado, há uma forma de confissão. Quando o baixinho Zaqueu recebeu a visita de Jesus em sua casa, disse que se tinha defraudado alguém, restituiria a propina ou o imposto cobrado a maior quatro vezes mais. Isto traz a luz o seguinte: o perdão de certos pecados não é automático. Confessou tudo a Jesus e já recebeu o perdão de tudo. E onde fica o arrependimento?Aquele que deve, precisa procurar o credor. Se não pode pagar, que busque um acordo. Aquele que matou, não deve ficar se escondendo. Deve buscar as autoridades para que o diabo não tome decisões na sua vida. Aquele ou aquela que traiu, não basta fazer uma confissão apenas para Deus, pois um dia o caso vai se tornar público. Resumindo: se o motor do carro está com problemas não adianta consertar o furo do pneu. Há pecados que apenas Deus conhece, e estes podem ser perdoados através de uma confissão secreta a Deus, mas há coisas que envolvem pessoas ou são públicas, que precisam de uma reunião com pastores e familiares na Igreja para serem tratados publicamente. Uma confissão mal feita não traz alívio de consciência. E enquanto existir a dúvida, o perdão não está claro ou não aconteceu.Uma coisa deve ficar muito clara: se nossa consciência é o árbitro de nosso coração, não existem regras absolutas para receber perdão. Há pessoas, cuja consciência não fica em paz enquanto não se concertam com o ofendido ou ofensor. E também há pessoas cuja consciência não tem mais árbitro nenhum. Supondo que você foi alcançado pelo arrependimento, que é voz do Espírito Santo em sua alma, enquanto Ele afligir sua alma, siga Sua voz e procure um concerto que lhe traga novamente alegria interior. Mas seja equilibrado."Pelo que todo aquele que é Santo, orará a Ti a tempo de poder achar, até no transbordar das muitas águas estas a ele não chegarão." O texto deste versículo quer dizer exatamente isto: Deus não houve a oração de pecadores. Pessoas com pecado de morte escondido. Para orar e ser ouvido é preciso ser santo. Santo quer dizer: estar separado do pecado e amor ao mundo, para agradar a Deus. Para orar e ser ouvido é preciso estar em paz com Deus e com a consciência. Então, todo aquele que é santo, isto é, que está em comunhão com Deus, quando orar e contar para Deus no dia a dia, sua oração vai subir sem impedimentos até o Trono da Graça de Deus, e ao seu tempo, Deus vai responder. E diante de uma situação de perigo urgente, quando orar, Deus vai produzir livramento, segundo a vontade DELE.Por isso, o pecado escondido impede uma oração de subir até o Trono da Graça.
E diante de uma situação em que somente Deus pode resolvê-la, a ajuda não virá. Diante disso o salmista aconselhou com o próprio exemplo; enquanto ficou calado, escondendo o pecado, sua saúde foi piorando e sua consciência bramia a voz do Espírito Santo. Depois que ele tomou uma atitude de confessar sua transgressão, Deus ouviu sua oração, ele foi perdoado e a alegria voltou. Siga o mesmo exemplo enquanto é tempo, antes que o diabo termine o laço que pode destruir sua vida, sua família e a tirar a paz dos outros.

fujindo dos planos de Deus?



Vocês conhecem a história de
Jonas e a baleia?Vamos lembrá-la: Jonas era um profeta. Muitos séculos antes de Cristo, ele foi mandado por Deus a uma cidade chamada Nínive, para levar conselhos e ensinamentos ao povo. Mas, parece que Jonas ficou com medo do trabalho e fugiu no barco de alguns pescadores. Deus então mandou uma forte tempestade e, Jonas foi lançado ao mar pelos pescadores, pois sabiam que Deus estava irado com Jonas. por isso, para todos serem salvos Jonas fora lançado no mar! A tempestade passou, mas uma baleia imensa engoliu Jonas. Então aconteceu um milagre: Jonas foi devolvido a uma praia, são e salvo, depois de ter passado três dias na barriga da baleia se arrependendo e orando ao Senhor.
Então ele foi finalmente anunciar a palavra de Deus em Níneve!!!Esse história é simples e tem uma mensagem tremenda:
Se você crê em Deus, que ele é seu Senhor, não tente fugir dos planos DELE para sua vida.Deus te criou e sabe melhor do que ninguém o que é melhor para você!!!

Kaká quer encerrar carreira no São Paulo e virar pastor




MILÃO - O meia Kaká, do Milan e da seleção brasileira, confessou que pretende encerrar a sua carreira no São Paulo, time que o revelou para o futebol mundial. Em entrevista a revista Época desta semana, o jogador afirmou que pensa em se tornar pastor após largar o futebol.
“Sou muito grato ao São Paulo e tenho uma ligação muito forte com o clube. Por agora, penso em ficar aqui [Europa] um bom tempo. Se no futuro tiver a oportunidade, voltarei a jogar pelo São Paulo”, declarou o atleta, de 26 anos.
Kaká disse que ainda não definiu o que fará quando se aposentar, mas admitiu pensar em seguir caminho pela religião. “Quando o jogador está para encerrar a carreira é fundamental começar a pensar no que fazer. As coisas na vida mudam. Quanto a me tornar pastor, amo a Bíblia e gosto de estudar”.
“Poder conhecer mais sobre Deus, Jesus, é uma coisa que me fascina. E gosto de dividir com as pessoas o que Deus tem feito na minha vida. Vou me preparar. Quem sabe um dia…”, completou o atleta.
Questionado sobre a seleção brasileira e a atuação da equipe sob o comando de Dunga, o meio-campo do Milan defendeu o treinador e disse acreditar no hexa na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. “A atuação do Dunga na seleção tem sido boa até aqui. Falo isso pelos resultados. Ganharam a Copa América em 2007, foram bronze na Olimpíada e estão em segundo nas Eliminatórias”.
“Esse grupo tem um grande potencial e pode, sim, conquistar o hexa. Mas, claro, precisa até lá melhorar algumas coisas, ganhar mais experiência. E, conquistando uma série de vitórias, acredito que teremos a credibilidade de volta”.
De acordo com a revista paulista "Carta Capital", Kaká paga um dízimo anual à Renascer no valor de R$ 2 milhões. O jogador foi intimado há quatro meses pelo juiz da 1ª Vara Criminal de São Paulo, Paulo Rossi, para explicar sua relação com a igreja e com seus fundadores, o tal juiz enviou um pedido à Procuradoria- Geral de Milão em 14 de setembro do ano passado para interrogar o jogador. No interrogatório, Mendroni faz as seguintes perguntas, segundo a "Carta Capital": “Qual é seu grau de amizade e que relação tem com as pessoas acusadas? Os acusados costumam freqüentar a sua casa na Itália ou no Brasil? O senhor freqüenta a casa deles no Brasil ou nos Estados Unidos? Você sabe o destino que foi e que é dado ao dinheiro das suas colaborações?”. A revista informa que até esta quinta-feira o juiz não havia recebido as respostas. Imagine se essa moda pega e todos os dizimistas teêm que declarar seu grau de amizade com seu lider religioso? Mas sabemos que tudo isso é porque ele já começou a incomodar desde que usou esta camiseta que vemos ai na foto o qual detifica " Eu Pertenço a Jesus"