sexta-feira, 21 de agosto de 2009


Rogério suspende atividades nos locais onde haja aglomerações de pessoas
Categoria: Destaques do blog Postado por Joaquim De Paula
DECRETO MUNICIPAL Nº 11.412/2.009

Suspende atividades nos locais onde haja aglomerações de pessoas como medida preventiva a evitar pandemia em virtude da gripe influenza A/H1N1.

ROGÉRIO JOSÉ LORENZETTI, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

Considerando a disposição do art. 197 da Constituição Federal de que: “São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado”;

Considerando o art. 196 da Constituição Federal que dispõe:”A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”;

Considerando o item 4 da Recomendação Administrativa nº 01/2009 do Ministério Público do Estado do Paraná, recomendando “A suspensão de atividades em locais fechados onde haja aglomerações de pessoas, como boates, templos religiosos e demais locais análogos, por prazo adequado e suficiente para prevenir a transmissão da gripe A (H1N1), mantendo-se ativa até sobrevir efetiva redução dos riscos de transmissão”;

Considerando a pandemia provocada pela gripe influenza A/H1N1;

Considerando os riscos de transmissão da gripe influenza A/H1N1 nos locais em que haja aglomerações de pessoas;

Considerando as recomendações preventivas da Secretaria Municipal de Saúde e da 14ª Regional de Saúde a fim de evitar a transmissão da gripe influenza A/H1N1;

Considerando a reunião realizada na ACIAP no dia 13 de agosto de 2009, às 9:00 horas, com a Câmara Técnica da Saúde do CODEP, Secretaria Municipal de Saúde, Comissão de Avaliação e Acompanhamento da Gripe Influenza A/H1N1 e demais representantes da sociedade civil, que deliberou acerca da suspensão das atividades nos locais onde haja aglomerações de pessoas;

D E C R E T A:

Art. 1º Ficam suspensas, no período compreendido entre 14/08/2009 às 22:00 horas ao dia 24/08/2009 às 22:00 horas, as atividades nos locais onde haja aglomerações de pessoas, a seguir:

I – salão de eventos;

II – clube social;

III – templos religiosos;

IV – casas de espetáculos;

V – boates;

VI – logradouros públicos em que houver espetáculo, show etc, com aglomeração de pessoas;

VII – outros eventos em que haja aglomerações de pessoas.

Art. 2º O período de suspensão indicado no art.1º do presente Decreto Municipal poderá ser prorrogado se os riscos de transmissão da gripe influenza A/H1N1 se agravarem.

Art.3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PAÇO MUNICIPAL DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ, AOS 13 DIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2009.

ROGÉRIO JOSÉ LORENZETTI

PREFEITO MUNICIPAL


Escolas devem ser foco de vacinação contra gripe suína, diz estudo
Publicidade

da France Presse, em Washington

Vacinar crianças em idade escolar e os pais delas é a medida mais eficaz e econômica para limitar a propagação da gripe suína, de acordo com um modelo matemático desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Clemson (Estados Unidos).

"As atuais recomendações [nos EUA] para a vacinação contra a gripe sazonal incluem crianças menores de 5 anos e pessoas com mais de 50 anos", observou Jan Medlock, matemático e um dos co-autores deste trabalho publicado na revista "Science" que será publicado nesta sexta-feira (21).

"A vacina seria melhor utilizada para prevenir a propagação da gripe se fosse usada em escolas, entre crianças, que acabam contaminando os pais, que espalham o vírus para o resto da população", disse.

Na comparação teórica com pandemias de 1918 e 1957, esses pesquisadores concluíram que uma epidemia poderia ser interrompida com a distribuição de apenas 63 milhões de doses de vacinas prioritárias para crianças de 5 a 19 anos, responsável pela a maior parte do contágio, e adultos de 30 a 39 anos, principalmente aqueles que têm contato de crianças infectadas.

Por ano, os Estados Unidos utilizam mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a gripe.

Os pesquisadores salientam que a gripe espanhola de 1918, foi particularmente mortal para jovens adultos, enquanto a gripe asiática de 1957, muito menos mortal, matou mais crianças e idosos. Tal abordagem de vacinação permitiria proteger melhor a população, reduzindo a taxa de infecção e de mortalidade, bem como o custo econômico da doença, asseguram estes pesquisadores investigadores.

Sintomas

PUBLICIDADE

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Cinco empresas preparam tanto as vacinas contra o H1N1 quanto as vacinas contra a gripe sazonal para o mercado norte-americano --AstraZeneca, CSL, GlaxoSmithKline, Novartis e a Sanofi.